28 agosto 2007

Viver... é participar... afirmavas...

Viver é participar, afirmavas… se a participação for conduzida pelo olhar atento… atento aos sinais do tempo… ás expressões… aos rostos… ás manifestações… aos pormenores… que revelam inúmeras confissões involuntárias… Gestos simples… olhares brilhantes e estáticos… sorrisos discretos mas reveladores… toques inocentes…. desejos… sonhos… e vontades… algumas proibidas… Raros momentos de brilho… onde as palavras são substituídas na tradução dos sinais… perante a eficiência do olhar… Dizias-me também… que nunca o olhar te traiu… apesar da traição ser uma dádiva da felicidade… fazias-me compreender que sem a traição… sem o mal… talvez o bem não existisse… ou fosse tão valorizado… afinal… há momentos em que a existência das coisas más… enaltecem todas as coisas boas… talvez eu não tenha percebido a base da tua lição… talvez… tenha estado demasiado atento... preso… ás tuas palavras… talvez… seja ainda a criança que sempre desejaste que eu fosse… e não tenha ainda aprendido a olhar… como tu… pai... sempre me ensinaste a fazer… olhar o mundo… para a frente… sem o medo do mal… porque é ele… dizes tu… que mais nos ensina… e nos fortalece… e faz crescer… Viver é participar… se a participação for conduzida pelo olhar atento… atento aos sinais do tempo… ás expressões… aos rostos… ás manifestações… aos pormenores…

20 agosto 2007

"És Feliz?..."

“És feliz?”… a pergunta surpreendeu-me… momentaneamente… o silêncio dominou-me… a mim e ao tempo… mas a minha expressão… permaneceu astuciosamente imperturbável… aparentemente a pergunta era simples… corriqueira… de resposta fácil e imediata… Mas afinal, o que é ser-se feliz, quando desejamos carregar o carácter da honestidade na resposta? Talvez por isso… tenha recordado todos os meus momentos… todos… voltei a sentir o cheiro da canela… a sentir o aperto da saudade… o correr da lágrima na despedida… o som da música que marcou a nossa primeira noite de amor… voltei a sentir o frio… no jardim… cheio de folhas caídas… revelando as marcas do Outono… a marca da saudade… onde vagueámos de mãos dadas… esquentando a alma mais do que os corpos… que se configuravam num só… cada vez que o nosso olhar se cruzava… sem resistir aos pedidos silenciosos… do amor... “És feliz?”… a minha resposta surpreendeu-me… momentaneamente… o silêncio quebrou-se… a minha expressão foi inequívoca… “Sim… Sou Feliz…”.

13 agosto 2007

"...deixou-me saudades..."

Recordo as palavras... leio-as com regularidade... e com a precisão que cada uma contém… “…deixou-me saudades…” foi o que li… é o que leio vezes sem conta… sempre que sinto a necessidade de entusiasmo… entre todo o texto e todas as combinações das palavras… esta é a combinação que elejo… talvez por isso… pelo efeito da rara combinação… tenho ainda presente… além da mensagem… o papel… a prova… que acarreta o peso desse sentimento… expresso em tinta… expresso numa combinação de sinais… que consigo decifrar… “…deixou-me saudades…” foi o que li… é o que leio vezes sem conta…